Veja bem, amigo: embora sejam vizinhos, barba e cabelo não são a mesma coisa. Para os mais apressados, até parece normal usar na barba o mesmo produto que usa no cabelo – afinal, se faz bem pro cabelo, por que não faria bem pra barba, uhm?

Hagrid Hey

Vamos a alguns fatos básicos, então.

Pele

A pele do rosto não tem nada a ver com o couro cabeludo. Ambas as áreas merecem cuidados, obviamente, mas são cuidados distintos, que devem respeitar a sensibilidade, as características e as necessidades de cada uma destas áreas. Fatores como PH, oleosidade e exposição ao ambiente, por exemplo, influenciam diretamente na forma de cuidados que devemos ter com cada uma destas áreas.

Fios

Outro ponto fundamental: os fios da barba não são iguais aos fios do cabelo. Para alguns, isso soa bastante óbvio, mas nem todo mundo para pra pensar nisso e, na hora em que algo dá errado, se pergunta: “mas porquê ca**** isso aconteceu!?”.

Coloração, espessura e formato são onde estão as diferenças mais fáceis de se perceber, mas não se esqueça do ‘uso’ diário que damos a estas áreas: bonés e prendedores no cabelo, comida e líquidos no bigode e na barba, hábitos como o de pentear ou passar as mãos em uma área ou outra. Ou seja, embora barba e cabelo sejam, tecnicamente, pelos, a forma como estes pelos se comportam, a pele de onde nascem e a forma como os expomos e com eles interagimos os tornam muito diferentes.

hagrid-yep

Produtos

Há uma miríade de produtos para os cabelos – é tanto produto que a gente até se pergunta se isso tudo é realmente necessário. Agora, quando se fala de barba e bigode, a variedade de produtos vai ao chão – e isso até que é bom.

Não vamos aqui discorrer sobre os tipos e usos de produtos para barba, mas é importante esclarecermos o básico: o que você realmente precisa são:

  • Xampú, para limpeza (o menos agressivo possível, uma ou duas vezes por semana)
  • Óleo, para hidratação e brilho (e um cheiro bom, mas olha o exagero)
  • Cera para o bigode, se necessário (pra domar e dar forma)

Outros produtos, como condicionador e balm, também são indicados, mas não fazem parte do kit básico de sobrevivência de uma boa barba.

 

Don’t stop believing

À medida que sua barba vai crescendo e ganhando forma, você vai aprendendo o que ela precisa para ficar do jeito que você quer. Nessa jornada, um barbeiro de confiança é seu melhor amigo – afinal, ele já viu tantas barbas e bigodes e pode te ajudar a atalhar pelo caminho.

E, pra fechar, fique atento: barba não é cabelo, mas barba é que nem opinião — cada um tem a sua.

Hagrid Bye

 

 

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *