O uso da barba e do bigode é um assunto que embala muitas teorias e discussões, seja na Academia, na mesa do bar ou no banheiro feminino. Mas mesmo com tanto interesse e debate, nenhuma verdade reina absoluta sobre a barba. Bom, existe sim, uma verdade: tudo depende.

A mera presença de pelos no rosto de um homem não garante que ele transmita uma mensagem única ou certeira. O significado da sua barba para os outros vai depender de diversos fatores, tais como asseio, formato, comprimento, cor, distribuição…

No entanto, podemos dizer que a barba carrega alguns significados quase universais, os quais podem ser explorados (ou evitados) de acordo com a situação. Perceba que nada aqui é ciência ou verdade absoluta, já que há pouquíssimos estudos sobre a importância e o papel da barba na nossa sociedade.

 

Agressão e dominância

Pelos faciais são sinônimo de testosterona, o que nos faz associar barba a um maior potencial de agressividade. É uma percepção instintiva e nem sempre está de acordo com a realidade do barbudo – que pode ter a cara do Bud Spencer e ser zen como o Buda.

De qualquer forma, é válido considerar que, à primeira vista, uma barba cheia bota mais respeito do que uma cara de nenê.

 

Maturidade

Bom, isso é bem óbvio: a barba é um sinal de certa idade. Agora, qual idade ela te dá, aí vai depender dos cuidados e do estilo que você dà a ela. O fato mesmo é que a barba desde sempre representa maturidade, experiência, sabedoria. Ou você acha que as longas barbas do Merlin, Gandalf e Pai Mei eram só por modinha. (Hum, e se o Presto deixasse a barba crescer, será que ele encontrava o caminho de volta?)

Mas não confunda maturidade com seriedade. Uma longa barba branca vai te dar um ar sério e experiente, mas só até você vestir uma fantasia vermelha e sair gritando ‘Ho Ho Ho!’.

 

 

Sociabilidade

A palavrinha estranha aí quer dizer algo como ‘o quanto você parece ser um cara amistoso’. Digamos, no popular, o quanto você parece gente boa à primeira vista. Neste quesito, os barbudos não se dão tão bem, já que a barba transmite uma postura mais dominante, mais sisuda, intimidadora. O que é uma grande vantagem quando você não quer que venham encher o saco, vamos ser francos.

Ainda assim, um sorriso por trás do bigode tem o poder de transformar um ‘cuidado-que-ele-morde’ em ‘gente-boa-esse-barbudo’.

 

Asseio

Bom, é meio óbvio também que uma cara lisa parece ser mais limpinha do que uma cara barbada. Mas calma lá, porque barba também *não* é sinônimo de falta de higiene. Aqui, o importante é não descuidar e manter os fios alinhados e limpos.

Uma barba cheia, vistosa e bem tratada é o suprassumo do asseio. Nem sempre é tarefa fácil, mas pra isso que a gente conta com os barbeiros 😉

 

No emprego

A pergunta aqui é: barba ajuda ou prejudica no dia a dia do trabalho ou na busca por emprego? A resposta, como de praxe, é: depende.

Em ambientes formais e historicamente visto como ‘conservadores’, onde o público espera encontrar uma figura mais séria e confiável, uma barba média, bem aparada e tratada, ganha pontos – especialmente, se o cargo exigir confiança e responsabilidade (gerente de banco, advogado, professor, supervisor…).

Em um outro extremo, naqueles jobs onde o lado artístico é bem vindo, como tatuadores, designers e publicitários, o tamanho ou estilo da barba praticamente pouco importam – o que importa, mesmo, é a mensagem que a sua aparência transmite. Barba rala, bigodão ou barba de lenhador, tanto faz – desde que esteja no prumo, parelha e limpa.

Agora, se for pra jogar seguro, talvez seja melhor adotar uma cara lisa ou uma barba curta, de algumas semanas, bem penteada e aparada. Nada de barba por fazer ou sem forma, porque aí você corre o risco de ser visto como desleixado. Seja numa entrevista de emprego ou no trato com o o cliente, não esqueça: a primeira impressão é a que fica.

 

Auto percepção e comportamento

Deixar a barba crescer afeta a forma como você se comporta, pois afeta a forma como você se percebe.

Da mesma maneira que a barba transmite para os outros ideias como dominância, status e poder, ela também transmite alguns significados para você. Alguns destes significados serão só seus e, por isso mesmo, poderão trabalhar mais a fundo na sua auto imagem e influenciar no seu comportamento.

Nada disso é comprovado pela ciência, mas tá valendo como hipótese comportamental (ou lenda urbana, se preferir).

Portanto, se estiver precisando dar um boost na confiança, que tal deixar essa barba ganhar corpo e testar a teoria?

 

Apelo sexual

É, amigo, aqui temos uma notícia menos favorável aos barbudões. Entre o Indiana Jones e o Zangief, adivinha quem as mulheres acham mais atraente? Pois é, a barba por fazer do nosso segundo arqueólogo preferido (Lara Croft 1st) é, de longe, o estilo mais sensual para o público feminino.

Claro que falamos da preferência de uma maioria. Há aquelas que vão preferir uma barba mais cheia, por exemplo. Não, você não corre risco de morrer solteiro só porque sua barba bate no umbigo. Até por que a barba longa, por sinalizar dominância e maturidade, é associada ao papel do bom provedor, do pai de família que cuida e protege.

É interessante notar que, embora seja vista como sexy, a barba por fazer também é associada com a falta de higiene. Caras sem barba ou com uma barba cheia e cuidada são vistos como mais ‘limpinhos’.

 

Portanto, dependendo de quais sejam as suas intenções, o tamanho da barba faz diferença.

 

 

 

 

Referências

http://www.artofmanliness.com/2014/03/25/facial-hair-signal/
The Psychology of Beards, Digested
http://www.elconfidencial.com/alma-corazon-vida/2014-02-11/las-cinco-razones-psicologicas-por-las-que-los-hombres-llevan-barba_86155/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *